Sem dúvida alguma o passado é primordial em nossas vidas, pois sem ele não teríamos histórias, lembranças, vitórias ou saudades. Não obstante, esse mesmo passado também pode conter memórias de dores, desilusões, sofrimentos, mágoas e tantos outros sentimentos negativos que não nos causam bem algum.
Desse modo, sem o passado não haveria o presente para recordarmos dele e tampouco haveria do que nos orgulharmos ou não. No entanto, é importante que reflitamos o quanto estamos presos a ele. Talvez esse mesmo passado esteja mais presente do que gostaríamos, isso por darmos mais valor a ele do que ao momento atual.
É salutar que analisemos o quanto o passado tem impedido que sigamos em frente sem que este seja um “peso” tão grande que nos arrasta para baixo.
É compreensível que ao possuir um passado muito traumático, acaba por deixar marcas tão profundas que não é fácil superar, porém há muitos recursos disponíveis para minimizar ou mesmo curar feridas causadas por traumas, sejam elas quais forem.
Também é relevante e muito oportuno que lhes deixe claro que muitos dos traumas podem estar em uma camada do cérebro que não seja tão fácil de acessar e que, em muitos casos, ao menos nem se sabe que está agindo de uma determinada maneira, visto que depois de um tempo nossos comportamentos se tornam automáticos. E, dessa forma, é preciso que se analise e busque o autoconhecimento para ter clareza dos sentimentos e traumas que estão atrapalhando sua evolução.
Não se pode mudar uma “vírgula” sequer do que já se foi, porém podemos mudar nossas atitudes no presente para termos um futuro melhor.
Mude sua jornada

Em suma, analisem o poder da influência que o passado está exercendo sobre você e, se for o caso, busque ajuda para se libertar das dores causadas por ele.
Honrar sua história é importantíssimo, pois é por meio dela que hoje você está aqui. No entanto, você tem o poder de reescrevê-la de forma que sinta que tudo o que você passou foram aprendizados que trouxeram você até onde está.
Foram dores? Claro que pode ter havido, porém também houve vitórias, pense sobre isso.
Na nossa jornada da autoconfiança gera poder, você terá a oportunidade de começar a dar os primeiros passos para se conectar com você de forma íntima e autêntica, fazendo com que essa jornada seja de resgastes necessários a sua evolução.
Escaneie o QRcode ou clique aqui para acessar e vem com a gente na jornada autoconfiança gera poder


Lourdes Manhani
A Psicanalista Lourdes Manhani é Mentora, especialista em bem-estar emocional com autoconhecimento, casada e mãe de dois filhos. Atua na área de desenvolvimento humano há mais de 20 anos. É mestre em Administração, Educação e Comunicação com mais de cinco pós graduações e mais de 30 cursos nas áreas terapêuticas e de coaching. Apaixonada por despertar o potencial humano.